PROJETOS DE PESQUISA

Ensino de Cinética Química e catálise por rotação de estações
Descrição: Nos dias atuais é comum ver o desinteresse dos alunos quanto as aulas tradicionais, principalmente em disciplinas em que o grau de dificuldade é maior como é o caso da Química. Em particular, podemos citar os alunos do 2° ano do ensino médio que passam por conteúdos com mais cálculos matemáticos. Essa falta de ânimo dos estudantes pode ser observada, por exemplo, no ensino de cinética química e catálise, onde o aluno passa a estudar em conjunto física, química e matemática, e se faz necessário interpretar e/ou realizar fórmulas, cálculos, construção de gráficos, averiguar velocidades de reações e ter capacidade de observação em dimensão macroscópica; exigindo do aluno o desenvolvimento de novas habilidades simultaneamente. A metodologia tradicionalista, no entanto, não acompanha o desenvolvimento dessas novas habilidades com novas propostas e estratégias, deixando a Química como uma disciplina complexa e de difícil aprendizagem.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
___________________________________________

Perfil do Quadro Acadêmico do Instituto de Química e Biotecnologia - IQB
Descrição: O curso de química licenciatura foi fundado, sob a responsabilidade do Departamento de química, em 1974, com o objetivo de formar professores para suprir a necessidade, por tais profissionais, que existia na época. O intuito do curso é formar profissionais para trabalharem nas escolas de ensino médio, sejam elas particulares ou públicas. Este projeto de pesquisa possui como objetivo verificar o progresso que o curso de química licenciatura nos últimos anos, traçando o perfil do aluno que ingressa e que permanece no curso, assim como realizando uma análise documental sobre os arquivos acadêmicos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

___________________________________________

Análise de Livros Didáticos PNLD 2018
Descrição: As análises de livros didáticos têm como objetivo avaliar os livros didáticos do ensino médio, especificamente os de química, partindo de uma análise quantitativa e qualitativa, onde se avalia as propostas de atividades, a abordagem metodológica que o livro traz, se é adequado para o assunto de química e para os alunos do ensino médio, a disposição dos assuntos e capítulos, entre outros. Na análise, busca-se avaliar de acordo com parâmetros e aspectos específicos, pontos que possam ser corrigidos ou melhorados, afim de aprimorar o processo de ensino aprendizagem, visando sempre o livro didático como um recurso para auxiliar e potencializar em sala de aula.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

___________________________________________

Sala de Aula Inclusiva
Descrição: A Lei Brasileira de Inclusão 13.146/15, garante em seu art. 28, que o poder público deve exigir, ?[...] projeto pedagógico que institucionalize o atendimento educacional especializado, assim como os demais serviços e adaptações razoáveis, pra atender às características dos estudantes com deficiência para garantir o seu pleno acesso ao currículo em condições de igualdade, promovendo a conquista e o exercício de sua autonomia (BRASIL, 2015 p.19)?. Dentro deste modelo se apresentam as escolas inclusivas, que contam com a presença do tradutor intérprete de Libras para mediar o diálogo entre professor e aluno surdo. De acordo com Perlin (1998, p.54)², ?[...] ser surdo é pertencer a um mundo de experiência visual e não auditiva [...]?. Segundo Almeida e colaboradores (2007, p. 41)³: ?As estratégias metodológicas utilizadas na educação da criança Surda devem necessariamente privilegiar recursos visuais como um meio facilitador do pensamento, da criatividade e da linguagem gestual, oral e escrita destas crianças [...]?. Diante de todas essas informações, busca-se compreender a perspectiva desse profissional acerca de sua atuação no ambiente escolar na cidade de Maceió-Alagoas durante as aulas de química ,visto que há um par linguístico neste ambiente que necessita atingir seu objetivo de comunicar.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
___________________________________________

Desenvolvimento de Metodologias para Divulgação Científica
Descrição: Desenvolver metodologias de popularização da ciência visando a difusão do conhecimento científico para alunos e professores da educação básica e do ensino superior, assim como para públicos não especializados.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

___________________________________________

Videos Draw Chemisry como Proposta Inovadora para o Ensino de Química
Descrição: A alfabetização e a divulgação científica constituem alguns dos tópicos que têm sido muito explorados e discutidos no Ensino de Ciências/Química. Estudos sobre os impactos que a introdução de tecnologias da informação no ambiente acadêmico provoca na formação docente em cursos de licenciatura vêm contribuindo para o enriquecimento da área, e consequentemente, despertando o respeito sobre questões pertinentes referentes ao uso destes recursos em sala de aula. O termo Draw Chemistry significa ?Química Desenhada? e faz menção ao gênero de vídeo Draw My Life, que é uma técnica de animação de vídeos curtos com imagens, desenhos manuais ou digitalizados que articulam as ideias de modo dinâmico. Deste modo o Draw Chemistry é proposto como ferramenta didático pedagógica para explicar conteúdos de química utilizando a tecnologia digital como meio de informação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
___________________________________________

Ferramenta Web Powtoon para o Desenvolvimento de Animações Didáticas
Descrição: Os avanços tecnológicos são presenciados nas relações interpessoais nos modos de comunicação e em diversos eixos sociais, porém no contexto educacional ainda se alonga uma grande barreira em relação a o uso das tecnologias, e já que os recursos tecnológicos estão consolidados no mundo dos estudantes, é indispensável construir e discutir a possibilidade de estratégias e propostas pedagógicas inovadoras que aproximem os alunos da compreensão de ciência. Nessa conjuntura desenvolveu-se um estudo baseado na construção de uma proposta pedagógica para o ensino de química no nível médio estruturado na criação de animações didáticas através da ferramenta web PowToon, ferramenta essa que permite a criação de animes e slides interativos que visam deixar qualquer conteúdo mais dinâmico e atraente ao público.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.